Thursday, February 20, 2014

Dicas para a primeira viagem internacional (nesse caso EUA)


Vamos começar falando das bagagens. Não interessa qual o motivo de sua viagem (passeio, intercambio ou compras), entre os EUA e o Brazil, as empresas aéreas permitem 2 bagagens de 32 kg (70 pounds) cada, ou seja, cada pessoa poderá levar para o Brasil 64kg ao todo. 
Pois bem, não venha para cá com as malas cheias.... Você irá enchê-las aqui. :)
Sempre olhe o site da sua empresa aérea para confirmar o que é legal levar  em sua mala... por exemplo, carnes, vegetais ou coisas do tipo é ilegal... mas eu trouxe torresmo e cheguei com eles aqui... :) bebidas, doces, chocolate e biscoitos... feira... medicamentos.... podem trazer a vontade, desde que nao passe do peso. A mala de mão (carry on) é de 5 kg saindo do Brasil, Aqui, é por tamanho. Na bagagem de mao você NÃO pode levar liquidos/cremes com mais de 100 ml... por tanto, a pasta de dente tem que ser aquela mini, perfume pequeno e assim vai. Eh permitido levar chocolate, bolachas e outras coisinhas para comer durante a viagem dentro da carry on. Leve alguns caça-palavras, tablet... Pela Delta, sei que tem uma televisaosinha individual (peça a ajuda de um comissário de bordo pra saber como mexer na televisao, pois você podera ate mesmo acompanhar no mapa onde vocês estão sobrevoando), em outras companhias tem uma televisão pra todos (as que eu conheço) Eles dão fones de ouvidos :).
ok, chega de falar de bagagens, vamos ao que interessa do aeroporto... Você que já viajou de avião ou você que nunca viajou.... as dicas podem ser sempre bem vindas... Vamos ao passo a passo dessa incrivel aventura.
Esse assunto é um pouco complexo e requer atenção e paciência. 
Vamos começar do aeroporto de sua cidade (no caso). Eu tenho conhecimento que a Gol tem parceria com algumas empresas aéreas internacionais e sei que se você fizer o vôo nacional com ate 24hrs do vôo internacional, a Gol honra franquia de bagagem... isso mesmo, dai seu vôo nacional pode ser de 2  bagagens de 32kg cada. Mas lembrem se de ligar para a Gol e confirmar se a sua empresa aérea faz parte dessa franquia (que eu tenho certeza, pq já utilizei, é a Delta e United airlines). 
Então vamos lá: Chegue no aeroporto de vôo internacional com pelo menos 3 horas antes (recomendado) e procure pela sua agência aérea. Voce precisará do seu passaporte e passagens. Você despacha as bagagens e guarda o comprovante de cada uma de suas bagagens (em caso de perda, extravio, etc... Você tem como provar sua bagagem).  Escolha os melhores assentos e garanta que seus amigos ou familiares fiquem próximos uns dos outros...
Enfim, passou pelo check in, é hora da imigração. Todos são convidados a entrarem em uma fila com passaporte e passagens em mãos onde seus pertences e você passarão pelo raio x. Se você tem laptop, celular, relógio, cinto, casaco e sapatos (nao calcem meias rasgadas ou vão passar vergonha), coloque tudo dentro das cestinhas. Coloque a carry on também.  Depois de passar pela imigração, é hora de ir para o portão de embarque (Gate).  Confira certinho nos telões se seu vôo não teve alguma alteração de portão.... Quando tiver certeza de que está tudo certinho, vá para o portão de seu vôo que deverá ser a companhia aérea que você comprou suas passagens.  Chegando em seu portão,  sente se e aguarde a chamada... normalmente eles chamam por zonas (estara escrito em sua passagem qual zona você está). somente entre na fila quando chamarem sua zona. Entre no avião,  procure pelo assento e assista com atenção ao vídeo de instruções...
Para quem viaja durante o dia, tera um café da manhã e um almoço. Para quem viaja durante a noite, terá um jantar e um café da manhã.
Serão distribuídos 2 cartões que devem ser preenchidos com os dados pessoais, dados do vôo,  motivos da viagem e informações da bagagem. Qualquer dúvida para preencher, apenas chame uma aeromoça que fale Português. Todos deverão ter esse papel, guarde o com seu passaporte e passagem (Você precisará na imigração dos EUA).
Aterrisando, apenas siga todo mundo (pois TODOS tem que ir pra imigração). Você vai ver duas filas, uma para imigrantes e outra para cidadãos e residentes, vá para a de imigrantes e aguarde a sua vez com documentos em mãos (eles odeiam ter que esperar você procurar pelos mesmos). Chegou sua vez, se tiver em familia, vá todo mundo junto... Entregue o passaporte com o papel do avião,  se ele perguntar algo e vc nao souber inglês,  faça gestos de que nao entende! Eles normalmente perguntam o motivo da viagem, onde estão hospedados (é até bom se vc tiver a cópia da reserva de hotel, comprovante de endereço do amigo/parente que vai visitar)... Eles também irão fotografá-lo e tirar impressões digitais... sim, novamente!!!! Pronto... Depois da imigração,  vá pegar suas malas... novamente, siga todo mundo. 
Se você tem conexão para outro lugar, ou seja, outro vôo,  novamente verifique nos telões seu próximo vôo... mesmo procedimento. Se você tiver qualquer dúvida ou entrar em desespero por não saber onde ir ou que fazer, tente com gestos, pedir para que alguém o auxilie, mostre sua passagem, tente tudo. Outra opção seria pedir ajuda para os carrinhos apitantes que dirigem dentro do aeroporto e pronto. Embarque para seu próximo destino, desembarque, pegue as suas malas e pronto!


Bju e xeru a ate a proxima :)

3 comentários:

Lílian Castro said...

Adorei sua dica, muito obrigada pela informação! Creio que não irei ficar tao desesperada quando fizer minha primeira viagem ao exterior.
Mas, você pode tirar uma dúvida? Por exemplo, dizem que é tão difícil conseguir um visto para os Estados Unidos, daí no meu caso que não tenho trabalho, até porque acabei de completar 18 anos. Tem como conseguir assim mesmo?

Anonymous said...

Dani, minha pergunta é parecida com a da lilian. como faço para tirar meu visto? Muito Obrigada

Anonymous said...

Vou fazer a minha primeira viagem internacional tbm. Em outubro, para NY. Estou nervosa! Rs Alguém pode me indicar um bom seguro viagem? Bjs, Ana Paula

Post a Comment

WELCOME TO MY BLOG!!!! Adoro receber sua visita e seus comentários...